sábado, 7 de junho de 2014

Me perdoe é a pressa...

“Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios. Ah, não tem de quê, eu também só ando a cem.” (Chico Buarque)
 
Dia de trabalho - São Paulo


Eu viajo todos os dias de Atibaia, onde moro, para São Paulo, onde trabalho, e todos os dias, invariavelmente, a mesma situação se repete: quando o ônibus vai se aproximando do terminal rodoviário, as pessoas que estão sentadas atrás se levantam e entopem o corredor, impedindo que as pessoas que estão sentadas mais à frente se levantem e essas têm de esperar, pacientemente, que todo o povo do fundo saia primeiro. Penso que essas pessoas levam muito a sério o preceito evangélico de que os últimos serão os primeiros. É uma pressa, um desespero para descer antes que não dá para entender. É como se houvesse uma disputa, uma competição.

Logo depois é a vez das escadas rolantes, um artifício criado para a comodidade do homem, para facilitar a locomoção, mas que vivem cheias de pessoas que não têm paciência de deixar que a escada as conduza, precisam subir andando, às vezes correndo (não entendo porque não usam a escada fixa, já que gostam tanto de se exercitar!). E pobres daqueles que ficam parados, obstruindo o fluxo dos apressados! São esbarrões, empurrões e frases desaforadas. O Metrô até afixou avisos: ”Nas escadas rolantes, deixe a direita livre”. É a exceção que virou regra.

Isso sem falar da pressa dos transeuntes, que atravessam fora da faixa de pedestres e com o sinal aberto para os carros, ou dos motoristas, afoitos por ultrapassar a qualquer custo. Já vivi a situação de estar na rodovia a 120 km por hora e ser ultrapassada pela direita. Parece que o simples prazer de levar vantagem, estar na frente, estar sempre fazendo as coisas primeiro é que move as pessoas. Mas, pressa para quê? Para chegar aonde? O que a vantagem de alguns segundos de fato representa?

Vocês já notaram que há pessoas que parecem estar sempre cinco minutos atrasadas para alguma coisa? Pessoas sempre afobadas, meio desesperadas, que nem conseguem conversar direito, no máximo uma comunicação fática, como a da música do Chico Buarque: “Olá, como vai?/Eu vou indo e você tudo bem?/Eu vou indo buscar meu lugar no futuro e você?” Será pelo fato de o futuro ser inatingível que corremos tanto? Ou será para não prestarmos atenção às coisas verdadeiramente simples e importantes da vida?

A pressa nos impede de ver os entornos, de prestar atenção às pessoas e aos acontecimentos, de prestar atenção a nós mesmos e ao ritmo natural de nosso corpo, de nosso cérebro. Pode parecer lugar comum, mas as pessoas não param nem para comer. Fazer as refeições em família, então, parece algo totalmente fora de cogitação. Até as diversões são aceleradíssimas, sobretudo as eletrônicas. Mergulhamos no mundo virtual e passamos a viver numa realidade paralela, num mundo louco como o de Alice no País das Maravilhas. São “maravilhas” que nos tragam, nos sugam, nos levam a nos perdermos de nós mesmos. Só paramos quando adoecemos, quando perdemos uma pessoa querida, quando quebramos a cara por algum motivo.

Viver numa grande cidade, como São Paulo, sem dúvida nos acelera um pouco, pois se formos devagar demais, acabamos sendo atropelados pelas pessoas, pelos acontecimentos, pelos automóveis, pela vida. Mas, nós somos senhores dos nossos destinos, precisamos estabelecer um ritmo que respeite a nós mesmos e aos outros. Para fugir dessa louca engrenagem foi que procurei um lugar para viver que me proporcione a calma comum a cidades como a Monte Alto de outrora, um lugar onde eu posso seguir o ritmo da natureza.

 Ser homens e mulheres de meia nos permite ter um olhar mais focado, mais suave e mais lento sobre o que passa. Aliás, penso que o natural é que a vida passe por nós, naturalmente, suavemente e não que nós passemos por ela tão acelerada e atabalhoadamente, sem sequer prestar atenção a ela, a nós, aos outros companheiros de viagem. Sim, é uma viagem e uma viagem que precisa ser delicadamente apreciada, como um vinho antigo em boa companhia, lentamente, como algo único. E cada instante é único, cada minuto que desperdiçamos, correndo atrás do próprio rabo, sem ir para lugar nenhum, infelizmente, não volta mais. Por isso, mais que a música do Chico, me encanta a música de Renato Teixeira e Almir Sater: “Ando devagar porque já tive pressa.”, ainda bem que percebi isso antes de ser tarde demais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário