quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A dieta ideal




“Se eu pudesse novamente viver a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido. Seria menos higiênico. Correria mais riscos.[...] Tomaria mais sorvetes e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.” (Autoria desconhecida)


            Esta semana minha irmã foi a uma nutricionista. Saiu da consulta muito satisfeita e em seguida recebeu um e-mail com uma grande quantidade de informações sobre alimentação, combinações calóricas e protéicas e exercícios físicos. Segundo essas instruções, ela deve emagrecer 26 quilos para atingir o peso ideal e seguir uma dieta rigorosa que inclui até os horários para tomar água. Também veio junto uma tabela de exercícios físicos e a quantidade de calorias que se perde por tipo de exercício. Acredito, de verdade, que a orientação de um profissional da área de nutrição pode ser um poderoso auxílio na reeducação alimentar e de hábitos, porém...

            Porém, não podemos esquecer que cada pessoa é única e não apenas um exemplar de um determinado biótipo. Minha irmã é mais velha que eu e, desde que me entendo por gente, ela é gordinha. Seu peso, ao longo dos anos, alternou um pouco para mais, um pouco para menos, mas, toda a constituição física dela é de uma pessoa mais cheinha e ela sempre foi linda sendo como é. Minha mãe também era assim. Eu sou a mais magra da família, mas também tenho uma constituição óssea grande e, se ficar no peso considerado ideal para a minha altura, serei um esqueleto. Somos pessoas grandes, de ossos grandes, meu filho é assim, o filho e a neta da minha irmã são assim. Lembro que minha mãe costumava brincar dizendo que não queria emagrecer porque as velhas gordas são mais bonitas.

            Se a minha irmã emagrecer os 26 quilos preditos pela tabelinha feita por um programa de computador, ela deixará de ser a pessoa que é. Uma coisa é você se alimentar direito, evitar alimentos que possam ser prejudiciais à saúde, tomar bastante água e fazer exercícios que o façam se sentir bem. Outra coisa é você se forçar a perder peso a qualquer custo para caber num padrão, tomar água em horários determinados e fazer exercícios para os quais seu corpo nem tem condições, sobretudo no caso dela, que tem próteses nos dois lados do quadril, o que o programa de computador não levou em consideração, pois ele existe para preparar dietas e condicionamento físicos para biótipos e não para pessoas.

            Às vezes eu me pergunto por que é tão difícil nos aceitarmos. Se passamos por uma banca de revista, metade delas fala sobre dietas, a outra metade sobre novelas... e dietas. Aos 13 anos eu já tinha a altura que tenho hoje, 1,75m. Isso, numa menina de 13 anos é bem complicado, tanto é que acabei adquirindo um vício postural que carrego até hoje: por mais que me esforce, ando meio curvada, consequência de ser mais alta que todos à minha volta e tentar ficar na altura das pessoas. Já que meus amigos não cresciam, eu me abaixava. Esses dias meu primeiro namorado perguntou sobre mim à uma velha amiga e ela me contou que ele falou num tom ressentido que fui eu quem terminou o namoro, coisa que já não faz sentido trinta e poucos anos depois, mas, me pus a pensar, procurando os motivos de ter terminado com meu namoradinho corintiano  e cheguei à conclusão de que um dos motivos foi o fato de ele ser menor que eu, tanto que tinha e ainda tem um apelido que termina com “inho”.

            Somos muito exigentes com nós mesmos no tocante à aparência, preocupados com o que os outros admiram ou desprezam em nós. Pura tolice, sobretudo quando chegamos nesta fase da vida, a meia idade, que reavalia e readequa todos os nossos valores. Não importa como parecemos, mas, sim, como somos. Vi uma entrevista com a atriz Rosa Maria Murtinho, que está na casa dos setenta, e ela disse que a única coisa que a entristece no envelhecer é saber-se mais próxima da morte. Bem, pode cair um avião na nossa cabeça, como aconteceu esta semana com o avião do presidenciável Eduardo Campos, mas, tirando esses riscos imprevistos, cada dia vivido é um dia de experiência a mais e um dia de vida a menos. Então, o ideal é usarmos essa experiência para adquirir uma qualidade de vida cada vez melhor, tomando água quando temos sede e comendo o que nos dá prazer e não põe a nossa saúde em risco.

            Como diz o poema da abertura, se pudéssemos viver nossas vidas novamente, seria melhor tomar mais sorvete e menos lentilha. Eu diria que não precisamos viver a vida novamente, mas, vivê-la ainda, plenamente, consultando um nutricionista quando necessário, mas, sem deixar que as prescrições dele ditem a nossa vida e a encaixe num padrão ideal, porque o ideal é ser feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário