terça-feira, 25 de novembro de 2014

TERRA, PLANETA ÁGUA




“Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes pro fundo da terra.” (Planeta Água – Guilherme Arantes)


            Nós, de meia-idade, bem nos lembramos das magníficas canções eternizadas nos grandes festivais da Música Popular Brasileira. Em 1981, numa das últimas versões desses festivais, o MPB Shell, quando a prática já agonizava, houve muita polêmica em torno da vitória da pouco conhecida cantora Lucinha Lins com “Purpurina”, uma música mediana, que logo caiu no esquecimento. A torcida era unânime para a música “Planeta Água”, do cantor e compositor Guilherme Arantes.

            Sem dúvida, o resultado foi injusto, prova disso é que a música do Guilherme Arantes se popularizou entre a juventude que a cantava muito durante e depois do festival, música lembrada até hoje e que até hoje causa emoção, pois é linda, tanto de letra como de melodia, ao passo que, pouco tempo depois, ninguém mais se lembrava da “Purpurina” da então esposa do famoso Ivan Lins.

            A falta d’água pela qual estamos passando me fez lembrar dessa música e pensar na água que já não move tantos moinhos e nem encharca tanto o chão, embora continue humilde em seu caminho de volta para o fundo da terra. Lembro-me de ter ouvido de um professor, na minha adolescência, provavelmente o Chiquinho Pimentel, que a nossa e as futuras gerações sofreriam pela falta de água, o que soou um tanto absurdo na época, mas, hoje é uma constatação. Vários filmes trataram dessa temática que saiu das telas de cinema e veio habitar a nossa realidade.

            Eu moro na zona rural, numa região montanhosa, e uso água de poço, recolhendo a água fresca e pura que um dia voltou humilde para o fundo da terra, só que essa água praticamente secou. Houve dias em que precisei optar entre regar a horta ou tomar banho. Mandei baixar a bomba do poço e a água começou a subir suja de lama, e eu tive de apelar para comprar água ou buscá-la em casa de conhecidos na cidade ou em bairros vizinhos.

            Mandei limpar o poço (aliás, o ofício de poceiro, que muita gente nem sabe que existe, está em alta por aqui, precisei ficar numa fila de espera para ser atendida!) e a água da mina voltou a brotar. Ontem subi na laje para limpar a caixa d’água, tirar a lama que se acumulou no fundo. Não sei explicar a alegria e a emoção que senti quando a bomba foi ligada e comecei a ver a água novamente cristalina caindo dentro da caixa. Parece bobagem, mas, confesso que chorei e rezei, ali mesmo, em cima da laje.

            Nesses últimos dias, cheguei a lavar roupa com água da chuva. Choveu apenas um dia, e nem foi uma chuva abundante, mas, todos os meus baldes, bacias e panelas foram para o quintal para recolher água e essa água foi para a máquina de lavar e, depois de usada, foi reaproveitada nas descargas dos banheiros. Uma situação que jamais imaginei viver. Meu professor tinha razão. Aliás, professores têm razão em muitas coisas, pena que hoje são desprezados, ignorados e até hostilizados, tratados do mesmo jeito como tratamos a água, sem dar o devido valor.

            Esta seca, talvez a maior já vivida no estado de São Paulo, nos leva a refletir sobre muitas coisas, não apenas sobre o uso correto da água e outras atitudes responsáveis a fim de evitar situações que levem à falta de chuvas, como a poluição, o desmatamento, as queimadas. Quando se fala em ecologia, tem-se sempre a impressão que é algo muito distante de nós, responsabilidade dos “grandes”, mas, quando falta água até para beber, quando o calor chega a 41 graus, o sol nos fustiga, a seca nos adoece, então percebemos que a responsabilidade é de cada um de nós, com cada gotinha de água, com cada pequeno gesto de respeito à natureza.

            Infelizmente, da mesma forma como tratamos a água, desperdiçando por achar que nunca vai faltar, que isso é conversa de político e ecologista radical, dessa mesma forma, com a mesma displicência e, por que não?, arrogância, tratamos outros mananciais que nos abastecem. Dessa mesma forma os jovens tratam hoje a educação, dentro e fora de casa, da mesma forma tratamos as pessoas que nos amam, sobretudo nossos familiares, achando que o amor, assim como a água, nunca se desgasta, nunca vai acabar.

Se considerarmos que dois terços do nosso planeta é água é até estranho que ele se chame Terra, pois é basicamente um “planeta água”, como diz o refrão da música. Mas, até mesmo num planeta água, podemos ficar sem poder tomar banho, lavar nossas roupas e até morrermos de sede. Assim também, mesmo cercados do mais abundante amor, se abusamos, abusamos, abusamos, um dia podemos morrer de sede emocional, pois toda fonte, se negligenciada, tende a secar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário